inDrive aceita cartão de crédito, débito e até Pix; veja como pagar
Todo mundo já sabe que o inDrive é bastante competitivo, em relação ao seus concorrentes diretos, que são a Uber e a 99. Pelo fato de a maioria dos passageiros estar acostumada com as formas de pagamento dessas duas concorrentes, surge a pergunta: inDrive aceita cartão de crédito e débito?
De cara, já adiantamos que sim: o inDrive aceita no seu app todas as principais formas de pagamento (dinheiro, pix, cartão e maquininha), com exceção de saldo em conta (isso ainda não existe, até o fechamento deste artigo).
Como funciona o inDrive para passageiro e motorista
Antes de qualquer coisa, vamos começar recapitulando a sistemática do inDrive, principalmente como ele funciona. Para o passageiro, o inDrive não tem taxas adicionais: cada um pagará, seja em dinheiro, seja por Pix, seja por cartão de crédito ou débito, o valor exato mostrado no aplicativo.
O passageiro pede uma corrida, o inDrive apresenta um valor mínimo, os motoristas mais próximos apresentam o seu preço. Depois de apresentado o preço, o passageiro tem alguns segundos para decidir aceitar ou não o valor cobrado pelo motorista.
Analisando os valores barganhados pelo inDrive, percebemos que, do ponto de vista do passageiro, o valor final chega a ser em média, de 15 a 20% mais barato do que na Uber. Mas, com o passar do tempo, o inDrive está cada vez mais equiparado em preço aos seus concorrentes.
Mas isso não é uma regra, pois há determinadas horas do dia em que os valores chegam a ser bem próximos dos outros apps (Uber, principalmente), variando de 3 e 7%, apenas.
Do lado do motorista, o inDrive intermedeia o percurso solicitado, mas cobrará no final uma taxa de serviço. Você pode saber o valor dessa taxa no nosso artigo.
inDrive aceita cartão de crédito e débito
No ato da solicitação de veículo, o passageiro pode escolher uma forma de pagar pelo serviço diretamente no aplicativo. Ou seja, o valor combinado, após a negociação toda, será pago nas seguintes modalidades:
- Dinheiro – direto com o motorista;
- Maquininha de cartão (nesse caso, pode ser débito ou crédito) – direto com o motorista;
- Pix – peça o QRcode ou chave ao motorista; e
- Cartão de crédito – que deve ser previamente cadastrado no aplicativo.
Vai ser justamente no momento da finalização da corrida que o pagamento será feito. Além de cartão de débito ou crédito, o passageiro pode acertar pagamento por Pix, QRcode ou transferência convencional.
Do ponto de vista do passageiro, a única opção ainda não existe no inDrive (até o fechamento deste artigo) é o pagamento com saldo em conta. Do ponto de vista do motorista, há a opção de conta para recebimentos.
Isso ocorre porque o aplicativo de passageiros ainda não evoluiu para o formato similar ao de “banco digital”, como já acontece na 99 e na Uber.
Como cadastrar o cartão de crédito no app do inDrive
O primeiro passo para cadastrar seu cartão no inDrive é pedir uma corrida (com partida e destino). Nessa etapa, a tela abaixo se abre (pode variar conforme atualizações do app):
No segundo passo, você terá que informar seu CPF e sua data de nascimento, nesta tela:
Depois disso, preencha todas as telas que se abrirem, informando, inclusive os dados do seu cartão (seja ele físico ou virtual). Pronto, você estará apto a pagar com cartões no inDrive.
Se tiver dúvidas, principalmente os motoristas parceiros, consulte o link oficial de instruções do inDrive sobre essa funcionalidade.
Não consigo inserir meu cartão no inDrive. O que faço?
Se algum erro acontecer, a tela congelar ou algo travar nessa etapa de informação do CPF e da data de nascimento, fique tranquilo, porque é momentâneo. Você pode tentar novamente mais tarde ou dentro de alguns dias.
De acordo com a assessoria do inDrive, o serviço de inclusão dos cartões na plataforma está sendo implementado aos poucos. Como ainda está na fase de testes, a funcionalidade vai chegar em cada cidade de forma paulatina.
A empresa começou a testar a função em maio de 2023, em uma cidade do estado de Minas Gerais. Outras 12 cidades foram inseridas no teste em junho e julho de 2023. A partir de agosto de 2023, outros municípios terão esse adicional de pagamento, e assim por diante.
Como se cadastrar no inDrive
A forma de aderir ao sistema inDrive é a mesma, independente do nicho de mobilidade escolhido. Tudo é feito pelo aplicativo, assim como acontece com os concorrentes Uber, 99, Maxim, Lady Driver e outros.
O motorista interessado deve, logo após instalar o aplicativo, clicar no modo motorista. Mas ele pode alterar para o modo passageiro sempre que desejar.
É no modo motorista que ele fará o cadastro. Nesse momento, terá que fornecer documentos importantes, como:
- Foto pessoal;
- Foto do veículo;
- CRV (Certificado de Registro do Veículo);
- Carteira de motorista com EAR; e
- Certidão de antecedentes criminais, foto de conta válida em outro aplicativo de transporte ou licença para taxista.
Prosseguindo em seu cadastro, o motorista deve enviar mais detalhes sobre seu veículo. Sua foto é sempre obrigatória, enquanto que a do passageiro, não é.
Estando tudo certinho e ele começando a trabalhar, terá que aceitar as condições estabelecidas. Entre essas condições, está a taxa obrigatória, por volta de 9,5%, mas esse percentual é variável, dependendo das circunstâncias ou promoções.
Artigo atualizado em 11 de agosto de 2023, 12:33.
Para que torne um aplicativo ainda mais usado e passe uma maior segurança aos clientes o Indriver precisa URGENTEMENTE mudar a forma de pagamento, pois é muito mais seguro cadastrarmos o cartão no aplicativo e pagarmos ao solicitar a varrida como no Uber que levar o cartão em mãos. Outra dúvida: O que devemos fazer caso o motorista no final da corrida queira cobrar outro valor diferente do acordado?
Não consigo colocar conta bancária pra retirar o valor da conquista de 100,00 pago ao concluir 10 corridas.