Taxa inDrive: saiba quanto pagar e novidades 2024

Um dos requisitos essenciais para que um motorista autônomo escolha um dos aplicativos de mobilidade em detrimento dos outros é, sem sombra de dúvidas, o preço final. No caso do app verdinho, eles querem, de fato, saber qual a taxa inDrive.

As cobranças de comissões do inDrive começaram no começo de 2020. É que, inicialmente, houve um período em que todos podiam rodar sem essa cobrança, algo que foi a forma encontrada pelo inDrive para ir se consolidando no mercado.

Mas, como tudo o que gira na internet, “não existe café da manhã grátis”. Cedo ou tarde, o inDrive precisaria arcar com toda a infraestrutura que ele construiu.

Taxa inDrive por corrida

A taxa inDrive gira em torno de 9,5%. Inicialmente, cada motorista ganhou uma espécie de bônus de R$ 15,00. Quando da “introdução” da taxa, o inDrive divulgou um comunicado visível nos aplicativos, que informava, em geral, o seguinte:

O inDrive tornou-se um fenômeno notável no mercado de transporte de passageiros em [nome da cidade]. Muitas pessoas utilizam o aplicativo todos os dias, e seu número cresce a cada dia. Este trabalho em grande escala exige um custo significativo. Para cobrir esses custos anunciamos a introdução de pagamentos para cada pedido no valor de 9,5%”.

No frigir dos ovos, não se trata de uma taxa exorbitante, tendo em vista as outras praticadas pelos aplicativos concorrentes. Mas o fato é que, de 2020 para cá, as coisas mudaram, e o inDrive passou a definir os preços da mesma forma que Uber e 99.

O segredo será buscar a adaptabilidade, algo que leva o próprio motorista a equilibrar seu custo-benefício conforme o aplicativo que escolher priorizar.

Melhorias no inDrive 2024

A empresa está testando, em 2024, uma funcionalidade chamada de “1-Click”, que não eliminará a taxa inDrive, é claro, mas é muito bem vinda.

Nela, o app vai se aproximar do modus operandi dos concorrentes, ou seja, vamos poder pedir corridas sem negociação do inDrive, sem barganha.

O serviço vai ser distribuído por todas as cidades do Brasil onde há cobertura inDrive. O preço da corrida, nessa opção, será sugerido pelo algoritmo, algo que já praticado na Uber e na 99.

A verdade é que, como um processo natural, o inDrive atenderá a todos os clientes que já estão acostumados com essa prática. A barganha de preços não é um modelo bastante aceito pelas pessoas, há um certa desconfiança, inclusive na demora pelo serviço.

Com os valores das viagens informados automaticamente no aplicativo, a tendência é que aquela tradicional demora do inDrive acabe de vez, dando mais agilidade e causando mais adesão daquela fatia do público que vê o inDrive com antipatia.

Taxa inDrive é menor?

Taxa inDrive
Taxa inDrive. Foto: montagem Canva

Apesar da taxa inDrive ser de aproximadamente 9,5%, isso não significa que a plataforma é das mais competitivas do mercado, nem dá mais para dizer que é o mais barato do mercado.

Na época da introdução da taxa:, o inDrive chegou a dizer que o percentual era necessário, para que continuasse a ser “rentável, tanto para os passageiros quanto para os motoristas”. E complementou que o valor seria bem mais baixo do que os 15% a 30% de cada viagem atendida pelos concorrentes.

Mas essas faixas percentuais dependem dos fatores locais, da demanda, da procura e da oferta, enfim. Dependem do andamento do mercado.

Reembolso inDrive

Quando anunciou o início da cobrança de taxa, o inDrive disse que “a distância dos pedidos continua em aberto”. Ou seja, o motorista sempre poderia ver e selecionar os pedidos disponíveis.

O pagamento pelo serviço será debitado na conta pessoal do condutor quando ele enviar o carro para o ponto “A” (o ponto onde se encontrará o passageiro) e também quando ligar para um passageiro antes de apertar o botão “cheguei”.

Explicaram, da seguinte forma, a questão dos reembolsos de parte da taxa inDrive:

“Existe um pagamento de reembolso em caso de cancelamento da viagem por parte do passageiro, ou se o passageiro não apareceu. Neste caso, você deve pressionar o botão de “o passageiro não apareceu”. A restituição em tais casos será realizada no prazo de 30 dias após a confirmação do pedido do operador”.

Segurança inDrive

Além de falarmos sobre taxa inDrive, é importante lembrar que, em meados de 2024, outra novidade do inDrive foram os aperfeiçoamentos importantes no sistema de segurança. Na prática, foi otimizada a verificação de identidade dos passageiros.

Com o upgrade, o processo de checagem dos nomes dos clientes, bem como de suas fotos, além da chegagem dos dados dos motoristas parceiros, passaram por sérias melhorias.

Houve uma repaginada significativa nas interfaces de suporte ao cliente. Além disso, trouxe atualizações na forma como ocorre o banimento de clientes. Por exemplo, nos chats, aumentou o volume de moderação das mensagens, e nas corridas, o comando de compartilhamento da viagem foi aperfeiçoado.

inDrive Delivery

Encerramos este artigo lembrando que, em 2024, o inDrive criou a divisão inDrive Delivery, que é uma plataforma de serviços personalizados de entregas sob demanda voltado para pequenas e médias empresas.

Veja no esquema oficial abaixo como funciona o sistema, baseado na filosofia B2B:

Como funciona o inDrive Delivery
Como funciona o inDrive Delivery. Fonte: inDrive

Quem quiser aderir ao inDrive Delivery precisa se cadastrar a operar pela página web oficial, fora do aplicativo. Cadastre-se aqui.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 189 posts e contando. Ver todos os posts de

    One thought on “Taxa inDrive: saiba quanto pagar e novidades 2024

    • 29/12/2022 em 9:47 pm
      Permalink

      Gostaria de pegar um objeto para mim no gama e queria saber o preço de quanto fica antes de executar o serviço.

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *