inDrive Moto: como ganhar dinheiro com entregas até 10kg

Você já pensou em trabalhar com entregas usando sua moto, entregando pacotes de até 10 quilos? Então, está na hora de aderir à plataforma inDrive Moto, que pode ser uma ótima forma de complementar sua renda ou até mesmo de se tornar a renda principal, como profissional autônomo.

Com o crescimento do comércio eletrônico e dos aplicativos de delivery, a demanda por entregadores aumentou muito nos últimos anos. Tem gente que está trabalhando duro, dia após dia, inclusive feriados e outras “datas estratégicas”, para fazer dinheiro.

Mas como começar a trabalhar com entregas de moto pelo inDrive, o famoso app de barganha? Quais são as vantagens e os desafios dessa atividade? E o que é o inDrive Moto, uma nova opção de aplicativo para quem quer fazer entregas?

Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre o trabalho de entregador de moto. Acompanhe e saiba mais!

O que é o inDrive Moto?

O inDrive Moto é um serviço de entrega por moto oferecido pelo inDrive, o aplicativo verdinho de transporte de passageiros, cargas e intermunicipais. Quem já usa o inDrive sabe que dá para comparar e escolher entre diferentes opções de transporte, como táxis, ônibus, vans, motos, bicicletas, carros compartilhados, etc.

O inDrive Moto funciona na mesma concepção do transporte por carros, com a negociação do preço da tarifa entre clientes e motociclistas parceiros. O usuário solicita uma entrega e indica o tamanho e peso da encomenda, o local e data de retirada do objeto, o prazo de entrega e o endereço final.

Por fim, indica o quanto pretende pagar por esse serviço. Veja as principais regras, que são expostas dentro do próprio aplicativo:

regras do indrive moto, indriver moto, regras do indrive entregas
regras do indrive moto, indriver moto, regras do indrive entregas. Foto: reprodução Clube INdriver

Qual o peso da entrega inDrive Moto

O entregador inDrive Moto, é claro, deve ficar atento ao peso máximo da encomenda, que é de até 10 kg, regra que vale para entregadores a pé ou de bicicleta.

Se o entregador inDrive tiver carro, o peso pode ser bem maior. O parceiro pode aceitar ou recusar a solicitação, ou ainda sugerir um preço diferente. Se houver acordo, o entregador realiza a entrega e recebe o pagamento diretamente pelo aplicativo. O inDrive cobra uma taxa de 9 a 10% do valor da corrida.

O inDrive Moto começou a testar o serviço no Brasil em 2023, em algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Goiânia, mas há outras. A expectativa é de expandir o serviço para outras regiões do país, conforme a demanda dos usuários e dos parceiros.

Como se cadastrar no inDrive Moto?

O procedimento é idêntico ao das outras modalidades de corrida. Para se cadastrar no inDrive Moto, é preciso ter os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada);
  • Possuir moto própria com documento em dia e seguro obrigatório;
  • Possuir smartphone com acesso à internet e GPS;
  • Possuir baú ou mochila térmica para transportar as encomendas.

Como fazer o cadastro no aplicativo inDrive

Se você atende a esses requisitos que listamos antes, basta seguir os passos abaixo:

  • Baixe o aplicativo inDrive e clique no botão “Modo Motorista” no menu lateral.
  • Preencha o cadastro com seus dados pessoais;
  • Envie os documentos solicitados, como RG, CPF, CNH, comprovante de residência, foto do veículo e outros que se fizerem necessários.

Após a análise e aprovação do seu cadastro, você poderá começar a receber e aceitar as solicitações de entrega pelo aplicativo. Você poderá escolher os horários e os dias que deseja trabalhar, assim como as corridas que mais lhe interessam.

Quais são as vantagens de trabalhar com o inDrive Moto?

Trabalhar com o inDrive Moto pode trazer diversas vantagens para quem quer ganhar dinheiro fazendo entregas de moto. Veja algumas delas:

  • Flexibilidade: você pode definir sua própria rotina de trabalho, escolhendo quando, onde e quanto quer trabalhar. Você também pode conciliar o trabalho com outras atividades, como estudos, hobbies, família…
  • Autonomia: você pode negociar diretamente com o usuário o preço da corrida, podendo sugerir um valor maior ou menor, de acordo com a distância, o trânsito e a urgência. Pode recusar as solicitações que não lhe agradam, sem penalidades.
  • Rentabilidade: você pode aumentar seus ganhos fazendo mais entregas por dia, aproveitando os horários de maior demanda e as promoções do aplicativo. Importante lembrar que nada é fácil, tudo exige suor, esforço!
  • Economia: você também pode economizar com combustível, manutenção e impostos, usando sua moto própria.
  • Segurança: você pode contar com o suporte do inDrive 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo próprio aplicativo. Você também pode usar ferramentas de segurança e chamadas de emergência durante suas viagens, caso precise de ajuda.
  • Reconhecimento: você pode receber avaliações positivas dos usuários, que podem aumentar sua reputação e sua prioridade no aplicativo. Você também pode participar de programas de vantagens e benefícios do inDrive, como descontos, cursos, sorteios, etc.

Quais são os desafios de trabalhar com o inDrive Moto?

Apesar das vantagens, trabalhar com o inDrive Moto também pode apresentar alguns desafios para quem quer fazer entregas de moto. Veja alguns deles:

Concorrência:

Cada dia que passa mais motociclistas saem às ruas à procura de renda… Você pode enfrentar uma grande concorrência de outros entregadores, que podem oferecer preços mais baixos ou ter mais experiência. Você também pode ter que disputar as corridas com outros aplicativos de entrega, que podem ter mais usuários ou melhores condições.

Instabilidade

Você pode ter variações na sua renda, dependendo da demanda, da sazonalidade, do clima. Você também pode ter que lidar com cancelamentos, atrasos e imprevistos, que podem afetar seu planejamento e sua produtividade. Isso não acontece só com o inDrive, mas com todos.

Riscos

Você pode se expor a riscos de acidentes, assaltos, multas… Sem falar que essa rotina também desgastará muito a sua moto. Afinal de contas, trafegar pelas ruas e estradas brasileiras exige muito de qualquer veículo.

Você também pode ter problemas com a qualidade ou a integridade das encomendas, que podem gerar reclamações, devoluções, indenizações. Como dissemos, nada é simples…

Custos

Você pode ter custos com combustível, manutenção, seguro, impostos, e isso é uma constante. Sem dúvidas, sua margem de lucro será impactada.

Precisará, por vezes, investir em equipamentos, como capacete, luvas, jaqueta, baú, mochila térmica, para poder trafegar.

Rotina

Terá uma rotina cansativa, estressante e solitária, tendo que lidar com o trânsito, o barulho, a poluição, gente estressada e clientes nem sempre atenciosos com você.

Você também pode ter dificuldades para conciliar o trabalho com a vida pessoal, social e familiar, podendo afetar sua saúde física e mental. Saúde física, isso é certeza. Quem anda muito de moto costuma ter dores na lombar, nádegas, assaduras e outros males…

Dicas simples para ser um moto entregador inDrive moto

  • Seja profissional: cumpra os prazos, as normas e os compromissos assumidos com os usuários e com o aplicativo. Seja educado, cordial e respeitoso com todos. Mantenha sua moto e seus equipamentos em boas condições. Evite reclamar, discutir ou se envolver em confusões.
  • Seja eficiente: faça as entregas de forma rápida, segura e correta. Use o GPS, o aplicativo e outras ferramentas para otimizar seu tempo e seu trajeto. Confira os dados, os endereços e os produtos antes de sair. Comunique-se com o usuário e com o aplicativo em caso de dúvidas, problemas ou imprevistos.
  • Seja proativo: busque novas oportunidades, promoções e benefícios no aplicativo. Aproveite os horários e as regiões de maior demanda. Ofereça um preço justo e competitivo. Aceite as solicitações que mais lhe interessam. Avalie os usuários e peça avaliações deles.
  • Seja qualificado: busque se capacitar e se atualizar sobre o mercado de entregas, as tendências, as novidades, as leis, etc. Faça cursos, treinamentos, workshops, etc., que possam melhorar suas habilidades e seus conhecimentos. Participe de grupos, fóruns, redes sociais, etc., que possam ampliar seus contatos e suas informações.
  • Seja diferenciado: ofereça um serviço de qualidade, que supere as expectativas dos usuários. Seja simpático, solícito e prestativo. Dê dicas, sugestões, recomendações, etc., que possam agregar valor ao seu trabalho. Surpreenda os usuários com brindes, descontos, cortesias, etc., que possam fidelizá-los.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

tem 6 posts e contando. Ver todos os posts de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *