Prós e contras do Maxim: os 2 lados do aplicativo de corridas

Como todas plataformas de mobilidade, o Maxim é um aplicativo de transporte que oferece uma série de vantagens e desvantagens. O importante sempre é analisarmos comparativamente as características de cada serviço, e não julgar por julgar. Pensando nisso, aqui estão alguns prós e contras do Maxim.

A história do serviço internacional Maxim começou há cerca de 10 anos, quando a marca apareceu em várias partes da Ásia e depois na América Latina. No Brasil, o Serviço começou a operar em 2021, instalando-se primeiramente em Recife.

As atividades do Serviço no país são administradas por uma empresa brasileira independente e por uma equipe brasileira, sob a marca Maxim viagens & entregas, que possui licenças e direitos de software.

De acordo com Leonardo Persivo, especialista em relações públicas da Maxim viagens & erntregas, o grupo tem grandes planos, que estão sendo implementados com sucesso. Atualmente, no país, opera em mais de 50 cidades.

Persivo conclui informando que a tendência do serviço é seguir crescendo e desbravando mais cidades, principalmente pela competitividade nos preços, que é uma de suas marcas.

Prós e contras do Maxim: principais vantagens

Começando nossa lista de prós e contras do Maxim*, o principal fator favorável, claro, é que os carros que rodam com a Maxim são uma ótima opção para quem está procurando um meio de transporte barato. Em geral, as corridas com o Maxim são mais baratas do que as corridas de táxi e, claro, um pouco mais em conta do que Uber, 99, inDrive e outras.

O serviço Maxim é também conveniente – e isso aqui é característica de todos.  Você pode pedir um carro para onde quer que esteja, a qualquer hora do dia. Claro, desde que o serviço tenha cobertura na sua cidade, o que ainda é uma realidade desfavorável.

O Maxim é seguro, isso com certeza. Todos os motoristas do Maxim são verificados e os passageiros podem avaliar os motoristas depois de cada corrida.

Os prós e contras do Maxim: as desvantagens

Infelizmente, conforme relatos dos motoristas, motociclistas e passageiros, a lista de desvantagens ainda supera um pouquinho a de vantagens*. Veja algumas dessas questões desfavoráveis:

  • Pode ser difícil encontrar um carro: especialmente durante horários de pico nas cidades que contemplam o serviço da marca.
  • Há ainda alguns problemas técnicos que precisam ser resolvidos: de vez em quando acontecem bugs técnicos, o que pode dificultar o pedido de um carro. No entanto, a empresa afirma que está trabalhando para resolver essas questões.
  • Não está disponível em todas as cidades. Mas isto não chega a ser negativo, pois o Serviço ainda é novo e vem expandindo sua área de cobertura.
  • O serviço de geolocalização ainda tem falhas: tem pessoas que não conseguem delimitar exatamente o ponto em que se encontram. Nesses casos, o melhor é seguir no chat com o motorista, que está sempre disponível no app.
  • O sistema de bônus de 40 reais para novos clientes é limitado: muita gente pensa que é possível usar para pagar corridas integralmente, mas não é assim. Esses R$ 40,00 reais só garantem 10% de desconto em todas as corridas até o bônus acabar.
  • Há uma demora constante em encontrar um motorista, isto quando a corrida não é cancelada. Contudo, ainda assim, o número de motoristas cadastrados na plataforma vem crescendo cada vez mais.

Quanto custa uma corrida com o Maxim?

Impossível dizer isso com precisão em qualquer app de viagens. O preço de uma corrida com o Maxim é cobrado “a menor” em relação aos concorrentes famosos, mas varia dependendo do local de partida, do destino e do tipo de carro que você escolher.

Como de praxe, é bom lembrar dos fatores que influenciam no preço da corrida, e isso vale para todos os apps:

  • Local de partida e destino: o preço de uma corrida com o Maxim é baseado na distância percorrida. Portanto, se você estiver viajando para um local mais distante, a corrida será mais cara.
  • Horário: O preço de uma corrida com o Maxim também pode variar dependendo do horário do dia. Por exemplo, as corridas durante a hora do rush costumam ser mais caras do que as corridas fora da hora do rush.
  • Tipo de carro: O Maxim oferece diferentes tipos de carros, cada um com seu próprio preço. Por exemplo, uma corrida em um carro econômico será mais barata do que uma corrida em um carro de luxo.

Se quiser se livrar dos prós e contras do Maxim e dos outros aplicativos, o correto é você usar as plataforma para estimar o preço de uma corrida antes de solicitar uma. Com isso, você deixará a livre concorrência influenciar no seu orçamento, gastando menos.

* Para complementar nosso artigo, utilizamos relatos de clientes e motoristas na plataforma PlayStore, do Google.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 188 posts e contando. Ver todos os posts de

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *