Cadastro 99 Motorista Pop: saiba como trabalhar para a plataforma 99
Neste artigo, nós resumimos de forma clara o que fazer para ter o seu Cadastro 99 Motorista Pop aprovado. A 99 é mais uma plataforma que agrega valor ao portfólio de aplicativos de mobilidade operando no Brasil. Tem crescido muito a cada ano, no Brasil.
Do ponto de vista do passageiro, a 99 é uma opção de transporte comprovadamente segura, rápida e rentável para qualquer viagem contemplada pela plataforma. Antes de qualquer coisa, vamos abordar um pouco a história da empresa.
História da 99
A empresa 99 foi fundada em 2012 por três homens de tecnologia e brasileiros: Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras.
Em 2018 a empresa foi incorporada à DiDi (Didi Chuxing), uma plataforma mundial de transporte, atuante em 60% da população do globo terrestre.
A 99, no Brasil, até o fechamento deste artigo, tem cobertura em todas as regiões. O serviço é oferecido por categorias, a exemplo dessas três, que são as mais conhecidas:
- 99Pop – com motoristas particulares em diversas cidades;
- 99Táxi – presente em todo o Brasil no modo tarifa cheia; e
- 99Top – mais voltado para oferecer um serviço premium, com táxis de luxo.
São mais de 18 milhões de passageiros conectados a 600 mil motoristas pelo Brasil, e em mais de 1 mil cidades.
Um última informação que queremos dar é sobre a DiDi. Essa gigante da mobilidade urbana tem parcerias com a Uber, a 99 e diversas outras empresas, como a Grab, a Lyft, a Ola, a Taxify e a Careem.
Como fazer o Cadastro 99 Motorista Pop
O cadastro 99 motorista POP é muito fácil. Primeiro baixe o aplicativo no site oficial ou na sua plataforma de aplicativos favorita.
Mas, antes de fazer esse cadastro, observe se você, motorista, atende aos requisitos exigidos. Quais são eles? Observe abaixo:
- CNH com licença para exercer atividade remunerada (EAR);
- Carro com 4 portas, ar condicionado (abaixo, nós listamos o ano de fabricação aceito pela 99);
- Smartphone que suporte o aplicativo;
- Documento do carro – CRLV;
- Foto de rosto;
- Foto de rosto + CNH.
De posse de todos os documentos, siga os passos:
- Baixe o aplicativo para 99 para Motorista (se usar iPhone, clique aqui);
- Preencha todas as informações;
- Informe dados de endereço corretos, para poder receber o Cartão99;
- Insira seus dados bancários para receber os valores das suas corridas por conta corrente ou poupança;
- Se quiser, e se sua cidade tiver unidade d atendimento da 99, compareça lá para realizar seu cadastro.
Depois de tudo isso, é só aguardar o contato da empresa, em até 5 dias úteis.
Qual o tipo de carro aceito para cadastro 99 Motorista Pop?
Segundo o levantamento que a 99 já fez no Brasil, o tipo de carro e o ano de fabricação varia conforme a cidade. Antes de fazer o cadastro 99 Motorista Pop, confira a lista oficial atualizada até maio de 2024 (mas vai mudando a cada ano):
Belém – PA
Serão aprovados todos os modelos de veículos com ano de fabricação a partir de 2010.
Belo Horizonte – MG
Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2011.
Salvador – BA
Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2010 .
São Paulo – SP
Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2014.
São José dos Campos – SP
Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2013.
Goiânia – GO
Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2013.
Brasília – DF
Serão aprovados todos os modelos de veículos com até 5 anos de fabricação a contar do mês de emissão do CRLV (2016).
No DF, há ainda uma particularidade: os carros precisam ter cadastro no GDF e dístico identificador para rodar.
Esse cadastro é feito no próprio site da 99. Mais instruções aqui.
Demais cidades
Serão aprovados todos os modelos com até 9 anos de fabricação.
Vantagens de rodar fazendo o cadastro 99 Motorista Pop
- Pelo recurso chamado “Assistente de segurança“, você pode encontrar informações e ferramentas de segurança, a exemplo de consultar dados do motorista antes da chamada. Segundo a empresa, há também o “recurso de proteção quando um comportamento anormal é identificado durante ou depois da corrida”.
- A ampla cobertura é um fator importante na 99. Diferentemente de plataformas mais recentes ou instáveis, como a Maxim ou mesmo o inDriver, a 99 tem mais qualidade nesse aspecto.
- Pelo que foi dito na vantagem anterior, portanto, depreende-se que a 99 é uma das maiores plataformas brasileiras de transporte de passageiros e serviços (delivery, por exemplo). São milhões de passageiros atendidos.
- Há várias opções de corrida: motorista particular, táxi ou corrida com voucher corporativo.
- Oferece mais segurança: todos os motoristas e taxistas parceiros são criteriosamente selecionados, que passam por formações presenciais e online.
- Por ser mais seguro, o app exibe um breve “dossiê” com a vida do profissional.
- A 99 busca carros mais confortáveis, requerendo vistorias e avaliações feitas pelos passageiros constantemente.
- O suporte da 99 é 24 horas. Há um bom serviço de atendimento ao cliente.
- As tarifas são consideradas pela maioria dos usuários como justas, em relação às plataformas concorrentes.
- A 99 tem planos de bonificação e descontos, com cupons de descontos vez por outra ativados. No próprio aplicativo há promoções constantes, exibindo para os usuários as melhores ofertas.
- A 99 garante que as suas promoções não prejudicam os motoristas. Elas “são uma cortesia e não saem do bolso do motorista – com a 99, todo mundo ganha!” Os descontos são ativados quando o cliente cadastra seu cartão.
- Na 99, o motorista pode se cadastrar até pelo WhatsApp!
Desvantagens do Cadastro 99 Motorista Pop
Dividimos esse tópico em duas partes:
Desvantagens apontadas por passageiros
- Usuários têm relatado aumentos de preço, o que vem afugentando gente…
- Clientes também relatam que em determinadas horas do dia o aplicativo de oferta de viagens mais baratas não funciona simplesmente porque os motoristas se recusam a fazer as viagens, uma vez que é mais vantajoso para eles aceitarem corridas mais caras.
- Há relatos que os pedidos demoram acima de 10 minutos para serem aceitos e, muitas vezes, os motoristas cancelam as corridas e, quando o usuário volta a pedir, o preço está absurdamente mais caro.
- Nos horários de pico, diferentemente da Uber, a 99 ainda deixa a desejar no atendimento de pedidos.
Desvantagens apontadas por Motoristas
- Condutores reclamam com frequência dos valores praticados pela 99, que não são ainda muito vantajosos.
- Há deslocamentos longos que acabam não também não sendo muito vantajosos para os motoristas. Os clientes, às vezes, reclamam da demora, mas não sabem que o motorista atravessou a cidade para atendê-los…
- Há condutores que alegam falta de identificação clara de áreas de risco.
- Na plataforma de download do app, há motoristas que dizem ser penalizados por cancelamentos sem motivo, e ainda com oneração.
- Motoristas alegam que não há grande demanda pelos serviços da 99 em algumas regiões do país. Passam horas conectados e não aparecem clientes. Isso pode variar de cidade para cidade.
Suporte da 99: como entrar em contato
A primeira forma de entrar em contato é procurando a “Central de Ajuda“, tanto no App quanto no site oficial da 99.
Se preferir falar pelo telefone, ligue para 0300 3132 421.
Se o atendimento for emergencial, envolvendo risco até de vida, situação grave, assalto, acidente etc, melhor entrar em contato com a Central de Segurança, no telefone 0800-888-8999.
As unidades de atendimento presenciais também existem, porém, durante a pandemia, foram desativadas. A empresa notificará os condutores quando o serviço voltar ao normal.
A empresa costuma responder às queixas dos passageiros e de motoristas pelos telefones: 11 – 3004 8199 – para capitais e regiões metropolitanas, e 0300 3132 421 – para demais localidades.