O inDrive é seguro: dicas para mais segurança no app

O inDrive é seguro? A resposta para essa pergunta pode ser direta: o inDrive trabalha diariamente para permitir a maior segurança possível, assim como todos os outros apps fazem. É o que faz também todas as outras plataformas, umas com maior confiabilidade, outras nem tanto.

Podemos dizer, sim, que o inDrive é seguro, mas isso não significa que você não precise tomar todos os cuidados possíveis quando entrar em um carro ou moto pelo inDrive.

Ações para aperfeiçoar a segurança têm sido tomadas incessantemente pela empresa. Em 2019, quando o serviço ainda engatinhava no país, por exemplo, a inDrive anunciou que tinha firmado uma parceria com a seguradora Chubb.

O objetivo dessa parceria colaborativa foi o de tornar as viagens mais seguras. Na época, foi assegurado que a Chubb Corporation cobriria toda a rede de motorista afiliados no país, sem custo adicional para as partes (motoristas e passageiros).

inDrive é seguro?

Antes de você pensar que o inDrive é menos seguro do que os outros aplicativos, mude o seu conceito. O inDrive é tão seguro quanto os concorrentes, dentro da próprias limitações de todos eles.

Podem ocorrer falhas na validação de documentos, falhas no envio de fotos, falhas na incompletude de dados, falhas no salvamento o histórico de corridas. Mas o quesito segurança é sempre pensado pelos engenheiros de software, sejam os do inDrive, sejam da Uber e de todos os outros.

No entanto, podemos também dizer que o responsável por 60 a 70% da segurança de um aplicativo (seja ele o mais conceituado ou o menos badalado) é o motorista. Sim, é ele que está todos os dias rodando pelas ruas das cidades brasileiras, conhecendo cada entorno, avaliando os riscos prováveis.

Além de ser motorista de aplicativo, antes de ser sobrevivente em um país inseguro, o motorista precisa ser uma espécie de “engenheiro de segurança do trabalho” de si próprio… Até porque ele não pode confiar plenamente no policiamento oferecido em sua cidade, nem em todos os passageiros que acolhe…

Reivindicações de motoristas de aplicativos

Problemas de segurança todos os aplicativos possuem. Problemas de insegurança nas vias públicas existem em todas as cidades brasileiras. Além disso, precisamos lembrar também que todos os motoristas vivem também em uma insegurança jurídica.

Paralisações de motoristas de aplicativos acontecem no Brasil, até com certa constância. E uma das reivindicações dos profissionais é justamente ter mais segurança jurídica.

Exemplo disso foi que, no Rio Grande do Sul, os motoristas dos aplicativos Uber, 99, Cabify (quando ainda operava no Brasil) e inDrive fizeram manifestação a respeito.

Além de reajuste no valor por quilometragem rodada, por causa da alta dos combustíveis, os motoristas de aplicativos buscaram – como dissemos acima – mais segurança jurídica.

Com o aumento acentuado no número de trabalhadores “uberizados” no país, por causa do alto índice de desemprego, falta uma regulamentação clara sobre os aplicativos de transporte. Falta legislação que dê suporte a esses profissionais.

Há um projeto de lei do deputado federal Henrique Fontana (PT) (nº 4172/2020), que busca criar um novo contrato de trabalho em plataformas digitais de transporte individual privado ou de entrega de mercadorias.

Mas o fato é que essas políticas públicas de amparo à categoria não costumam avançar muito.

Seguradora Chubb e inDrive

Desde outubro de 2019, como dissemos acima, motoristas de cerca de todas as cidades do Brasil, que rodam pelo inDrive, estão segurados pela empresa Chubb.

Para Anastácia Vilas Boas, gerente de Marketing do inDrive no Brasil, a unificação da cobertura de viagens com a plataforma “é mais um esforço que o inDrive faz a favor da segurança de todos os usuários”.

“Continuaremos implementando funções e fechando alianças estratégicas para viagens seguras, confiáveis e acessíveis “

Vale lembrar que o inDrive possui uma parceria também ativa com o Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados.

Quais os serviços segurados pela Chubb?

  • Suporte e atenção 24/7;
  • Compartilhamento da viagem com pessoas confiáveis por meio do GPS;
  • Botão de segurança que o vincula automaticamente polícia ou ambulância;
  • Verificação de identidade pelo Facebook para novos usuários.

Ao abrir o aplicativo, no modo Motorista, o condutor tem à sua disposição uma tela inicial informando que há possibilidade de se chamar uma ambulância, chamar a polícia ou obter dicas de segurança.

Essas duas primeiras opções (Ambulância e Polícia) apenas fornecem o número padrão da emergência desses serviços.

Veja:

o inDriver é seguro?

Dicas de segurança do inDrive

A tela de dicas de segurança do inDrive traz textos e vídeos com algumas orientações sobre:

  • Segurança contra a COVID-19;
  • Dicas para motoristas experientes;
  • Dicas sobre normas de trânsito;
  • Direção segura na cidade e na estrada;
  • Teste sobre conhecimento do aplicativo e regras do serviço;
  • Como eliminar fatores de distração ao dirigir,

Caso concreto envolvendo motoristas de inDrive: assaltos

Nós, do Clube inDrive, recebemos frequentemente casos de violência envolvendo condutores que rodam com inDrive. Um dos casos mais recentes nos chamou a atenção e segue abaixo:

BOM DIA! Me chamo W. L., sou motorista e gostaria de relatar um problema.

 Na noite do dia 20/06/2021 por volta das 22:00, recebi um chamado para pegar uma passageira no local de embarque ao chegar lá não existia passageira e sim assaltantes que levaram meu aparelho celular, relógio e ao tentar levar meu veículo bateram e danificaram o mesmo internamente e externamente.

Gostaria de saber no que a empresa vai me auxiliar, pois, por falta de segurança na plataforma estou em prejuízo sem condições psicológicas e financeiras para voltar a trabalhar. AGUARDO RETORNO COM URGÊNCIA!

Nossa redação reportou o caso para o suporte do inDrive, que ficou de contatar o motorista. Não acompanhamos se o suporte fez algum contato…

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 188 posts e contando. Ver todos os posts de

    2 thoughts on “O inDrive é seguro: dicas para mais segurança no app

    • 04/08/2022 em 3:30 pm
      Permalink

      No dia 30/07/2022 fui vítima de sequestro relâmpago por uma passageira e seus comparsas, levaram tudo, fizeram a limpa nas contas e cartões, além de objetos pessoais. A inDriver disse que “vai colaborar com as investigações” mas que não é dever dela ressarcir nossos prejuízos… Que tipo de garantia eu tenho ou que a InDriver me garante que isso não vai acontecer novamente?

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *