Como fazer cadastro da URBS Curitiba – PR e rodar legalizado

A URBS – Urbanização de Curitiba S.A. foi criada para regular todos os serviços que envolvem os transportes públicos em Curitiba, capital do Paraná. Legalmente, ela é responsável por “gerenciar, administrar, planejar, disciplinar, fiscalizar e delegar a operação de serviços públicos e de utilidade pública municipais. Você, que é motorista de aplicativo, sabe como fazer o cadastro na URBS? Fique conosco, que vamos te ajudar.

Para se cadastrar na URBS, os motoristas de aplicativos de transporte devem estar totalmente legalizados, tanto quanto ao seu veículo quanto à sua documentação de condutor. A vantagem é que o cadastramento na URBS não possui taxas.

O veículo conduzido por motorista não cadastrado está sujeito ao artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito, parágrafo VIII. Atualmente, os aplicativos que podem ser cadastrados são: 99 TECNOLOGIA, BORA BRASIL, CABIFY, COOPER ECO DRIVERS, DRIVERS MULHERES, GENESIS, MAXS, METROPOLITANO, MOBBI BRASIL, MUVCAR, UBER, WAPPA e ZOE APP.

Quem pode se cadastrar na URBS

Aqueles motoristas que tiverem inscrição ativa no INSS e Certidão Negativa de antecedentes Criminais. Essa última é apenas para comprovar inexistência de processos criminais, não aparece pendências financeiras, de justiça comum ou família.

Só são válidas as certidões negativas extraídas do 1º e 2º ofício Distribuidor Criminal de Curitiba e Vara de Execuções Penais. Se o condutor tiver uma certidão positiva, poderá solicitar análise do seu caso através de envio da certidão explicativa para o e-mail atendimentoapp@urbs.curitiba.pr.gov.br.

Os veículos dos interessados precisam ter uma vida útil 7 anos da data de fabricação, mas é preciso lembrar que foi suspensa a contagem pelo Decreto 1.072/2021, em razão da situação de pandemia. Isto quer dizer que se o condutor tiver veículo fabricado em 2013 (atualmente com 8 anos de vida útil) poderá requerer o cadastro na URBS.

Podem também cadastrar os veículos elétricos, híbridos e adaptados ao transporte de pessoas com deficiência, lembrando que estes possuem um ano a mais na contagem de vida útil.

Cada motorista pode cadastrar até três veículos e esses veículos não precisam estar registrados no Paraná, nem estar em nome do motorista (pode ser alugado, por exemplo, ou de parente). Os veículos que possuem o combustível GNV precisam incluir no sistema a informação referente a vistoria.

Como se cadastrar na URBS

A URBS realiza o cadastramento dos motoristas sem cobrar taxa municipal, como dissemos. Entretanto, existe sim um pagamento envolvido, que é as custas cartorárias para obtenção das certidões de antecedentes criminais, uma vez que esses documentos são imprescindíveis.

Essa cobrança não tem relação alguma com a Prefeitura, uma vez que é um serviço burocrático externo, mas necessário. Após o cadastramento do condutor, que pode ser feito totalmente on-line, ele receberá a carteirinha é virtual.

Este cadastramento é importante para assegurar mais qualidade e segurança na prestação do serviço para motoristas e usuários. Para se cadastrar na URBS, entre em contato pelos meios abaixo:

  • URBS – telefone (41) 3320-3345 – horário de Atendimento das 11h às 17h;
  • E-mail da URBS: atendimentoapp@urbs.curitiba.pr.gov.br;
  • Site da URBS.

 

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 188 posts e contando. Ver todos os posts de

    One thought on “Como fazer cadastro da URBS Curitiba – PR e rodar legalizado

    • 16/08/2023 em 7:46 pm
      Permalink

      preciso saber como cadastrar uma plataforma de mobilidade urbana em curitiba pode me dar um help

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *