Uber Black como funciona e quais os carros aceitos
Uber Black como funciona e quais os carros aceitos? Esta é a pergunta que nos dispomos a responder de uma forma completa e definitiva neste artigo. O serviço de marca Uber Black foi, segundo a própria plataforma, “o primeiro produto de viagem intermediada pela Uber no Brasil”. Ele existe desde 2014 no país e seu objetivo é, claramente, oferecer uma experiência diferenciada de viagem, com conforto e requinte ao máximo.
- Tipos de carro para inDriver: veja se o seu é compatível
- Aluguel de carro para Uber: vantagens e desvantagens
Apesar do atual momento do país não favorecer muito a aceitação do cliente por viagens mais caras, o Uber Black continua na ativa, provando ser uma experiência premium gratificante para a parcela mais favorecida financeiramente da população. Afinal de contas, estamos falando de uma parcela da população que ainda usufrui de conforto máximo em viagens, e que não se insatisfaz por ter que pagar mais caro por isso.
Uber Black como funciona
Para ser bem claro quanto ao funcionamento da Uber Black, podemos dizer o seguinte: algum proprietário de carro de luxo deseja colocar seu carro para rodar de forma paga, ou seja, fazendo viagens. Ele faz isso se cadastrando na Uber e configurando a modalidade Uber Black. Mas, por que se usa a expressão “Uber Black”?
Desde os primeiros anos escolares de inglês, nós sabemos que black significa preto. Pois bem: além das outras exigências, a primeira condição para ter seu veículo de luxo cadastrado no sistema era que o carro fosse preto. Mas a Uber revisou esse critério e ele caiu por terra.
A fama que não caiu até hoje é a de que o Uber Black realmente é premium. Lembra daqueles memes que se espalharam na internet de 2014 para cá, que mostravam motoristas de aplicativos oferecendo aos clientes balas, água mineral e outros mimos? Pois é, aquilo era o Uber Black em ação. Uber convencional não tem condições de proporcionar essas coisas…
Além disso, vale dizer que Uber Black não se acha em todo lugar no Brasil. A modalidade é encontrada nas capitais brasileiras, nas categorias Select, Uber X ou Black. Há ainda a categoria Uber Bag, que está restrita a São Paulo, tendo a finalidade de, por meio de uma caixa preta de armazenamento, fazer deliverys. Isso mesmo: a Uber entrega compras.
Quais os requisitos do carro para trabalhar com Uber Black
- Os carros elegíveis precisam ter quatro portas;
- Os carros não podem ter idade inferior a 6 anos (por exemplo, em 2022 somente são aceitos carros fabricados de 2016 para o mais atual);
- Os carros precisam ter as cores aceitas pela Uber, que não é mais só a cor preta. Foram inclusas cores mais neutras: branco, chumbo, prata, cinza, preto, marrom e azul marinho;
- Além de ter quatro portas, para ser Uber Black, os veículos precisam ter ar condicionado e capacidade mínima de 5 lugares;
- O carro precisa ser Sedan ou SUV, ou seja, carros maiores;
- O carro precisa ter banco de couro.
Uber Black: quais os requisitos do motorista
- Ter realizado pelo menos 100 viagens por meio de outras categorias de Uber, mas isso não inclui a Uber Eats;
- Ter uma média de avaliações dos usuários acima de 4,85 estrelas. Essa média é baseada nas últimas 500 viagens avaliadas;
- Ter esse patamar médio de avaliações, descontadas as viagens canceladas, porque essas não são consideradas;
- Motoristas não são obrigados, mas são incentivados a oferecer alguns mimos: água, balas, chocolates e até integração do Spotify com o som do automóvel ou mesmo wi-fi, se possível;
- Verifique nos regulamentos da Uber Black se, para rodar em sua cidade, é necessário ou não o registro de um CNPJ (como MEI – Microempreendedor Individual).
Uber Black: quais são os tipos de carros aceitos (marcas/modelos)
A lista de carros aceitos para Uber Black é, simplesmente, imensa, mas essa lista possui uma coisa em comum: são todos carros “fora da curva”, não populares, mas sim diferenciados. A lista de carros aceitos para Uber (em várias modalidades) está contida neste link, mas não está com os anos dos modelos atualizados.
Por conta desse fato, a própria Uber faz a seguinte advertência sobre a sua lista de veículos:
As informações da página são apenas para fins de conveniência. Todos os veículos devem cumprir com os requisitos listados na página da Uber para sua região e para a opção de viagem (por exemplo, o UberX requer 5 assentos e 4 portas, UberXL requer 7 assentos e 4 portas, etc.). Se um modelo de veículo aparecer, mas não estiver em conformidade com os requisitos das opções de viagem da sua área, esse veículo não será elegível para uso em sua área. Observação: O ano listado para cada veículo corresponde ao ano mínimo do modelo para ser elegível.
Alguns tipos de carros aceitos (considerar pelo menos 6 anos de uso)
- Chevrolet Camaro
- Chevrolet Blazer
- Chevrolet Tracker
- Chevrolet Cobalt
- Chevrolet Cruze
- Chevrolet Captiva
- Chevrolet Spin
- Chevrolet Onix
- C4 Lounge – Citroen
- Ford Ecosport
- Ford Ranger
- Mitsubishi Pajero
- Mitsubishi ASX
- Mitsubishi Airtrek
- Mitsubishi Lancer
- Mitsubishi Outander
- VW Jetta
- VW Golf
- VW Polo
- Mercedes-Benz GLA-Class
- Mercedes-Benz M-Class
- Mercedes-Benz S-Class
- E muitos outros
Diferenciais do Uber Black
Por ser um serviço “premium”, a Uber não poderia fazer algo igual aos outros estilos de viagem. Dessa forma, o motorista conta com algumas vantagens, consideradas como diferenciais:
- O suporte premium: atendimento ao cliente se torna mais ágil, inclusive podendo ser acionados no momento da própria viagem.
- O controle de temperatura: o cliente tem essa opção, podendo inclusive acionar o motorista para informar se a temperatura interna do carro está do seu agrado.
- Período de retirada estendido: se o cliente atrasar, o motorista pode esperar mais do que o tempo combinado previamente.
- Modo silencioso e ajuda com bagagem: o cliente que se sentir incomodado com algum barulho dentro do carro pode solicitar o modo silencioso. Da mesma forma, se estiver com uma bagagem pesada, poderá solicitar ajuda ao motorista, já informando isso no ato da contratação da viagem, pelo aplicativo.
Quanto dá para ganhar com a Uber Black
Essa questão dos valores não pode ser determinada aqui de uma forma estável, sem variações. Por exemplo, há capitais em que o motorista ganha por volta de R$ 5,00 de bandeirada e ainda recebe R$ 2,42 por quilômetro rodado. Além disso, a fatia absorvida pela Uber é menor, de 20% por corrida (outras modalidades chegam aos absurdos 40% de desconto!).
Do lado do cliente, ocorre, como dissemos, justamente o contrário, uma vez que é ele quem banca o relativo “conforto” financeiro do motorista Uber Black. As viagens custam, em média 1.8 vezes mais caras do que outras modalidades de Uber.
É melhor escolher taxi em vez de Uber Black? Não. É justamente o contrário. Taxi, na imensa maioria das cidades brasileiras, ainda sai mais caro do que Uber, seja Uber Black, sejam as outras modalidades. A outra vantagem é que há muitos motoristas Uber Black para te atender do que há oferta de taxis em determinados momentos do seu dia.