Delivery inDrive registra mais de 30% de crescimento

Se você consome frequentemente os serviços de delivery inDrive, um dado interessante pode te chamar a atenção. A própria plataforma global de intermediação de serviços e de mobilidade acaba de divulgar um estudo que identifica o uso crescente do delivery.

Essa expansão crescente é proveniente do consumo de pequenos e médios empreendedores brasileiros, como lojas e mercados, que veem nos aplicativos uma solução rápida e prática para expandir o alcance de suas vendas e atender aos seus clientes com maior conveniência.

Crescimento do delivery inDrive

De acordo com o levantamento, o mercado de entregas por aplicativo segue em crescimento acelerado no Brasil, com destaque para um aumento de 30% no B2B (Business to Business) em 2024.

Somente em novembro de 2024, por exemplo, o delivery inDrive registrou um aumento de 36% no volume de entregas em relação ao ano anterior.

Na última semana do mês, que coincidiu com a Black Friday, houve um crescimento de 25% na demanda por entregas de itens menores, como roupas, eletrônicos e medicamentos.

Além disso, houve crescimento de 42% na demanda por entregas de itens maiores, como dispositivos eletrônicos e móveis, em relação à semana anterior.

Delivery inDrive e outros ajudam país a crescer

O estudo aponta, ainda, que a popularização dos serviços de delivery inDrive e outros impulsionou o crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil. Afinal, eles encontram nos aplicativos uma ferramenta essencial para alcançar mais clientes.

De acordo com o mapeamento da inDrive, aproximadamente 10% das entregas realizadas atualmente são feitas em nome de pequenos negócios, incluindo lojas, mercados e fornecedores do setor varejista nacional.

O mapeamento evidencia o papel estratégico do serviço de entregas para os comércios locais. A expansão do delivery está transformando a forma como empresas de menor porte se conectam aos seus consumidores, oferecendo uma solução acessível, ágil e eficaz para aumentar o alcance e fortalecer a presença no mercado nacional.

A afirmação acima é de Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil. Ele vai além e explica que os dados já possuem desdobramentos dentro da empresa.

Com objetivo de proporcionar uma experiência completa na categoria de intermediação de serviços de entregas, a inDrive lançou recentemente uma plataforma web para intermediar múltiplos pedidos e entregas.

Essa nova tendência conecta marketplaces, comércios e entregadores parceiros, e já foi adotada por 40% dos usuários comerciais. A solução facilita o registro, o histórico de pedidos e a geração de relatórios, impactando diretamente pequenas empresas e empreendedores.

Perfil dos consumidores de apps de entrega

A pesquisa da inDrive analisou 5 mil comentários de usuários brasileiros da categoria de intermediação de entregas da inDrive. Ela também identificou algumas das preferências de consumidores e empresas.

Entre os itens mais comuns enviados pela plataforma no Brasil estão roupas (26%), comidas prontas (23%), eletrônicos (7%), fast-food (5%) e remédios (3%).

A variedade de produtos, que itens para pets e até flores, ilustra o perfil diversificado de consumidores do país e o amplo uso da plataforma para entregas tanto pessoais, quanto comerciais.

O uso de aplicativos de intermediação de entrega já atinge 89% dos brasileiros, conforme pesquisa da Kantar de 2022, com uma penetração que aumentou desde 2020, quando 80% dos respondentes utilizavam apps de delivery.

Essa popularidade foi impulsionada, indiscutivelmente, pela pandemia da COVID-19, que consolidou o hábito de entregas, desde refeições até produtos especializados, como eletrônicos, roupas e itens de farmácia. E o serviço continua em franca aceleração, como mostra o estudo da inDrive.

Delivery inDrive: tendências

Entre as tendências observadas na pesquisa, destaca-se também o crescimento de 20% ao ano nas entregas de produtos não alimentícios, como roupas e eletrônicos, especialmente itens de moda e acessórios, que representam uma parcela importante das entregas urbanas.

De acordo com Mazzaferro, a versatilidade dos serviços oferecidos pela companhia, que permite o transporte de diversos tipos de itens, tem ajudado a expandir o mercado de delivery inDrive e de outras plataformas no Brasil, para além do setor alimentício.

No segmento de comida preparada, por exemplo, o almoço lidera as entregas no país, representando 55% dos pedidos, uma preferência cultural que reflete a necessidade de praticidade dos brasileiros em uma das principais refeições do dia.

No fast-food, a pizza é a mais pedida (70% das entregas), seguida de hambúrgueres, sanduíches e sushi. Já na categoria de eletrônicos, telefones (55%) e carregadores (18%) lideram os pedidos da inDrive no Brasil.

Esses dados nos fornecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros no delivery e norteiam as ações da inDrive na categoria de entregas no país. Nosso objetivo é alinhar-nos cada vez mais às necessidades locais, como o aumento do delivery por aplicativos, e oferecer a melhor experiência para nossos usuários. Estamos comprometidos com inovação e segurança na intermediação das entregas, tanto para empresas quanto para consumidores finais.

Sobre a inDrive

A inDrive é uma plataforma global de tecnologia para mobilidade e serviços, disponível em mais de 46 países e 779 cidades ao redor do globo, superando 200 milhões de downloads. Em 2023, foi o segundo aplicativo de mobilidade mais baixado no mundo.

Além da categoria tradicional de mobilidade urbana (Ride Hailing), a inDrive Brasil, desde 2018 no país, também oferece, para pessoas físicas, o serviço Cidade a Cidade (transporte interurbano), Entregas e Fretes.

Como solução para empresas, a inDrive possui a categoria Delivery inDrive, que opera como plataforma para gestão de logística no mercado nacional.

A companhia está sediada em Mountain View, Califórnia (EUA). Opera nos maiores centros regionais nas Américas, Ásia, Oriente Médio, África e países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

A marca apoia as comunidades locais por meio de seu modelo de pagamento pessoa a pessoa e programas de empoderamento da comunidade que ajudam a promover educação, esportes, artes e ciências, igualdade de gênero e outras iniciativas vitais.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

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