Como pedir Uber pelo WhatsApp: nova funcionalidade ativa

A Uber, pioneira em quase tudo no ramo de mobilidade por aplicativos, acaba de anunciar mais uma: agora o usuário já tem como pedir Uber pelo WhatsApp. A parceria com o mensageiro da empresa Meta (Facebook) é justamente para facilitar a vida dos clientes. Milhões de pessoas fazem compras, todos os dias, pelo WhatsApp, então, nada mais justo do que também poder comprar corridas.

A tecnologia comunicativa para pedir corridas pela Uber começou a ser testada na Índia e agora chega ao Brasil, ainda que somente numa fase de testes e para algumas cidades (a expansão será paulatina). Se você quiser testar o serviço, precisa pedir viagens, por enquanto, somente para UberX e Uber Moto.

Como pedir Uber pelo WhatsApp

A Uber está expandindo o servido de pedir corridas pelo WhatsApp aos poucos. Por isso, inicialmente, o serviço foi testado para viagens com UberX e Uber Moto, com cobertura nas cidades de Teresina (estado do Piauí), São Luís (estado do Maranhão), Sobral e Juazeiro do Norte (ambas do estado do Ceará).

Mas é claro que essa fases de testes é bem curta e logo o serviço estará em todas as cidades brasileiras atendidas pelos parceiros da Uber. Veja o passo a passo para pedir um Uber pelo WhatsApp, que é bem simples:

  • Salve o número de telefone (11) 94488-3478, para ter acesso ao WhatsApp da Uber.
  • Após salvar, envie uma mensagem qualquer para o perfil, que vem com a logomarca da Uber;
  • Faça o login ou cadastro que o sistema pedir e pronto.

Como pedir Uber pelo WhatsApp na prática

Ao salvar o número da Uber citado acima (para os nossos testes, salvamos o contato com o nome de “Uber WhatsApp“), é possível conferir a descrição oficial da empresa dentro WhatsApp. Veja:

Como pedir Uber pelo WhatsApp, Pedir Uber pelo Zap, Uber WhatsApp, WhatsApp Uber
Como pedir Uber pelo WhatsApp: tela do perfil da Uber pelo WhatsApp. Foto: Clube INDriver

Os pedidos de viagens devem ser feitos a partir de 6h e 22h e, assim que você envia a primeira mensagem para o perfil da Uber, recebe a seguinte tela:

Como pedir Uber pelo WhatsApp, Pedir Uber pelo Zap, Uber WhatsApp, WhatsApp Uber
Tela inicial, após primeira mensagem, do WhatsApp da Uber. Foto: Clube INDriver

Ao clicar no botão “Login“, você será redirecionado para o navegador, para que a Uber possa fazer algumas confirmações por códigos e para que você consiga entrar na conta de usuário Uber.

Depois que confirma a conta, a tela que se abre informa que a empresa encontrou seus dados e que você pode continuar:

Como pedir Uber pelo WhatsApp, Pedir Uber pelo Zap, Uber WhatsApp, WhatsApp Uber
Dados da confirmação do cadastro Uber no WhatsApp. Foto: Clube INDriver.

A tela seguinte diz que é muito fácil pedir um Uber pelo WhatsApp. Afirma que basta indicar o ponto de partida, usando o GPS integrado ao WhatsApp, ou digitar o próprio endereço. Veja a tela, mas lembramos que, como está em fase de testes, o serviço ainda é restrito:

Como pedir Uber pelo WhatsApp, Pedir Uber pelo Zap, Uber WhatsApp, WhatsApp Uber
Primeiros passos dentro do aplicativo para se pedir um Uber. Foto: Clube INDriver

Para pagar a corrida, somente é possível – nesse primeiro momento – utilizar dinheiro, pois ainda não são aceitas outras formas, como cartão de crédito ou de débito. De qualquer forma, você poderá combinar com o motorista e pagar via Pix, por exemplo.

Pedir Uber pelo WhatsApp é seguro?

A gigante do transporte por aplicativos diz que sim, é tão seguro quanto usar a plataforma convencional. De fato, no WhatsApp é possível registrar as corridas, inclusive pelo GPS, além checar a identidade dos motoristas parceiros.

Do lado do cliente, a segurança também é notada: há a funcionalidade de checar a identidade usando o número do CPF. Trata-se, portanto, de uma excelente alternativa para se pedir viagens, haja vista que milhões de pessoas usam o mensageiro do Facebook (Meta) todos os dias.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 187 posts e contando. Ver todos os posts de

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *