99 mais seguro: ferramenta no app promete reduzir 20% da violência

Para aumentar a confiabilidade dos motoristas colaboradores, foi preciso tornar o 99 mais seguro. O aplicativo de mobilidade 99 investiu em inteligência artificial. Dessa forma, conseguiu reduzir em 20% as ocorrências de violência contra os profissionais no Brasil.

As maiores quedas foram registradas nos estados do Rio grande do Norte (66%), Roraima (57%) e Sergipe (51%).
Os dados foram levantados pela empresa, no primeiro semestre de 2021.

Esses indicadores mostram que a redução também foi percebida nos estados de Minas Gerais (49%), Rio de Janeiro (30%) e São Paulo (26%).

Já a redução com relação aos incidentes na plataforma, com motoristas e clientes, caiu em 4% em todo o Brasil.

99 mais seguro. a yellow square with black numbers
99 mais seguro. Foto: montagem Canva

99 mais seguro: o que foi feito para melhorar?

Para garantir essa queda nos índices de violência, a empresa investiu R$ 70 milhões, nos últimos dois anos, em pura tecnologia.

Foram implantados sistemas preventivos e ferramentas de proteção, com destaque para inteligências artificiais.

Os sistemas de segurança implantados garantem uma análise do padrão de comportamento que identifica riscos e – obviamente – os previne.

Essa tecnologia é chamada Hércules, e ela verifica os padrões de comportamento de risco, bloqueia a chamada e libera depois de validar os dados do passageiro.

Tecnologia Cubo

Outra tecnologia importante implantada é o Cubo. Essa ajuda o motorista para que não seja direcionado para regiões com risco de violência.

Mas também é feito o monitoramento de corrida, que detecta:

  • situações diferentes como longas paradas;
  • trajetos com duração de tempo maior que o previsto; e
  • alerta a central de segurança do aplicativo.

99 diz que gosta de ouvir os profissionais

Após ouvir os motoristas, a empresa resolveu investir, ainda, mais em segurança através de um sistema que garantisse mais informações.

De acordo com a empresa, as inovações são as seguintes:

a validação de acesso, que utiliza uma solução de prevenção de fraude da Serasa Experian para verificar se os usuários são os donos dos CPFs informados, por meio de um questionário; a digitação de RG, que faz a checagem instantânea de documentos de identidade.

99 mais seguro com mapeamento das áreas de risco

O novo modelo de mapeamento de áreas de risco ajuda os motoristas na identificação das regiões. Também tem um zoneamento dinâmico, que funciona de acordo com situações como a hora do dia.

Importante ressaltar que os usuários continuam contando com câmeras de segurança nos carros, que possuem lentes “olho de peixe” e modo noturno que permitem captar todo o interior do veículo.

Ainda, existe um botão de emergência, que pode ser acionado e ele está ligado à central de segurança, que funciona 24 horas, todos os dias.

Esses investimentos em inteligências artificiais e tecnologia de ponta, implantados pelo aplicativo de mobilidade 99, ajudaram a reduzir os índices de violência.

Além disso, claro, ajudam a garantir mais segurança aos motoristas e também aos passageiros que utilizam os serviços de transporte em todo o Brasil. Todos ganham com investimento em segurança!

Confira o site de segurança da 99.

99 mais seguro: dicas de segurança ao usar a 99

Verifique os detalhes do motorista e do veículo:

Para ter uma experiência no modo 99 mais seguro, antes de entrar no carro, confira a placa, modelo e cor do veículo, bem como a foto do motorista no aplicativo.

Compartilhe o trajeto em tempo real com amigos e familiares para que eles saibam sua localização durante a viagem.

Use os recursos de segurança da 99:

A 99 possui várias medidas de segurança, como a IA Pítia, que identifica passageiras mulheres em situação de maior risco e envia apenas motoristas confiáveis.

O reconhecimento facial verifica os motoristas antes de se conectarem ao aplicativo. O modelo Artemis rastreia denúncias de assédio e toma medidas adequadas.

Cuidado com seus pertences pessoais:

Lembre-se de que os motoristas fazem várias viagens por dia. Mantenha seus pertences próximos e evite deixar objetos de valor no carro.

Em caso de emergência:

Use a Central de Ajuda (0800-888-8999) para casos graves ou de risco, como acidentes ou assaltos.
Compartilhe seu trajeto em tempo real com pessoas de confiança. Lembre-se sempre de priorizar sua segurança durante as viagens com a 99.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 188 posts e contando. Ver todos os posts de

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *